Alfama é o bairro mais tradicional e mais antigo de Lisboa. O bairro é cheio de escadinhas e ruelas. Portinhas minúsculas escondem muitas tradicionais casas de fado. Varal nas janelas é uma cena comum no bairro.

Antigamente nas casas não eram construídos banheiros ou instalações para lavagem de roupa e até hoje ainda há no bairro lavadouros e sanitários públicos. Hoje, como na maioria das casas essas instalações já existem, os banheiros e lavadouros públicos tornam-se palco de iniciativas culturais.

Na parte alta do bairro o transporte é feito por bondinhos e nas ruelas, a maioria não tem espaço para carro, há diversos passeios com Tuc-tuc (o famoso carrinho indiano).

É também no bairro de Alfama que está situado o famoso Castelo de S. Jorge. A fortaleza foi construída por volta do ano 711 DC pelos mouros. Posteriormente, o então Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques retomou o forte dos mouros e então o local passou a ser a residência oficial da família real.

Castelo de S. Jorge

 

O bairro abriga também os chamados miradouros (Miradouro de Santa Luzia e Miradouro das Portas do Sol), locais com vista privilegiada do rio Tejo e do bairro de Alfama. 

Outro ponto importantíssimo do bairro é a Catedral da Sé. A catedral foi construída sobre uma mesquita onde foi batizado Santo Antônio de Pádua, o padroeiro de Lisboa.

Altar da Catedral da Sé

Não poderia deixar de falar também dos tradicionais restaurantes do bairro. Fomos no restaurante Santo Antônio de Alfama e foi tudo perfeito. A casa tem ambiente super aconchegante e o atendimento é fantástico. As próprias donas, duas senhoras muito gentis, fazem o atendimento de forma diferenciada com atenção total no cliente.

Ambiente restaurante Santo Antônio de Alfama

Uma das especialidades da casa é a casquinha de batata como entrada. Super crocante e acompanha um molho de alho super leve e gostoso.

Para prato principal o cardápio é recheado de variedades e possibilidade de customização de acompanhamentos. A casa conta também com um excelente carta de vinhos a preços bastante convidativos.

Insira o bairro de Alfama em seu roteiro de viagem para Lisboa e curta suas características únicas!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here