Se você curte espumantes não pode perder essa atração. A cave fica na charmosa cidade de Épernay na região de Champagne. A cidade é bem próxima de Paris, aproximadamente 50 minutos de trem e há diversos horários de partidas saindo da capital. Chegando na estação de Épernay basta uns 5 minutos de caminhada para chegar até a Maison.

As visitas precisam ser agendadas antecipadamente pelo site https://www.moet.com/Visit-us/Visit-our-cellars#sectionBtn. O ideal é agendar com mais ou menos 2 meses de antecedência para não perder a data que você estará na região, pois as visitas tem um número de participantes limitados. Nesse momento, você deverá selecionar o idioma de preferência e também o tipo de visitação. Todos os tipos iniciam com o tour pela cave e a diferença está na degustação: a Tradicional você degusta uma taça de champagne Impérial, a Impérial, além da taça da tradicional você também degusta uma taça de rosé e a Grand Vintage que você degusta uma taça do champagne Grand Vintage e também Grand Vintage Rosé.

Chegando no local você já se depara com uma casa imponente e logo na entrada uma estátua do Dom Perignon.

A visita é bem interessante e a história da Maison é toda contextualizada inicialmente em um vídeo e ao longo do passeio o guia também conta diversas particularidades. Vá bem agasalhado pois a parte subterrânea é bem fria e úmida.

Ao longo do passeio você vai apreciar todas as fases do processamento do espumante, desde o assemblage do champanhe, até o processo de girar as garrafas, que repousam em estantes de madeira com o gargalo levemente inclinado para baixo. Esse processo de girar é feito por um único homem que gira em média cinquenta mil garrafas por dia, segundo o nosso guia – o estagiário rsrs.

Depois, o guia convida para a melhor parte do tour: a degustação!

Nesse momento o sommelier faz a sua explanação sobre as bebidas destacando as suas características e nos serve. Toda a equipe também fica disponível na sala de degustação para tirar qualquer dúvida do grupo.

O passeio termina na linda loja e de lá podemos comprar o champagne a preço bem acessível se compararmos com os preços do Brasil – Impérial por 35 euros. Além das bebidas, estão disponíveis também diversos produtos personalizados da casa.

E para aqueles paladares mais aguçados, está disponível também a linha premium Dom Pérignon, com preços digamos bem “especiais”:

E aí, partiu Épernay?

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here